AS ABELHASAbelhaAbelha

Insecto que produz o mel e a cera.
As abelhas têm o corpo coberto de pelos, seis patas e quatro asas,
Abelha no melum dardo ou ferrão, muito aguçado, na extremidade do abdómen; são de uma cor fulva e a sua boca acha-se munida de uma tromba, que lhes serve para sugar o suco das flores, essencial para o fabrico da cera, de que fazem as suas células ou alvéolos, e do mel, que neles depositam.
Cada grupo ou enxame vive num cortiço ou colmeia, debaixo da autoridade de uma rainha. Os enxames são constituídos por três espécies de indivíduos: as
mães,Rainha (a que tem as asas sobrepostas) rodeada pelas aias abelhas mestras ou rainhas, os zângãos ou machos e as operárias ou obreiras (que são quem constitue a  quase  totalidade da população existente).
Desde o nascimento (que começa num ovo posto pela rainha), até estar formada, a abelha passa por diversas transformações (ovo, larva, crisálida ou ninfa e insecto perfeito), que se designam por
metamorfoses.

As operárias ou obreiras são todas as outras abelhas fêmeas da colmeia. São fêmeas de desenvolvimento incompleto que, como o nome indica, fazem todo o trabalho da colmeia. E os deveres mudam com a idade:
1   a    3 dias
1   a    3 dias
6   a    8 dias
8   a  12 dias
12   a  15 dias
15   a  18 dias 
18   a   20 dias
21 dias em diante
Limpar e polir as células
Alimentar as larvas mais velhas
Alimentar as larvas mais novas
Alimentar e cuidar da rainha
Limpeza da casa
Segregação da cera e construção dos favos
Guarda da colmeia
Procura de pólen, néctar, água e própolis

 

 

 

Abelha

Metamorfoses

(continuar)