Narval - cinco machos e uma fêmea sulcando o Oceano
O NARVAL

O narval é um cetáceo que nada unicamente no Oceano Árctico, em gruposMar gelado aonde vive o Narval de 2 a 12 animais, que fazem parte de rebanhos maiores.Nada frequentemente de barriga para cima, quase que em "slow motion", muito embora e quando perseguidos sejam notavelmente rápidos. Migram sazonalmente enquanto a borda do gelo se move e podem ser encontrados em zonas de gelo bastante grosso.
Foi caçado durante cerca de mil anos, pondo em perigo até a sobrevivência da espécie, por causa do seu dente comprido e espiralado. Este atingiu sempre preços altíssimos porque se acreditava que ele era o corno do Unicórnio mítico, chegando na idade Média a valer literalmente o seu peso em ouro. Unicórnio
O narval possui apenas dois dentes na mandíbula superior. Nos machos o dente da esquerda continua a crescer em espiral, chegando a atingir os 3 metros. Foram os Vikings, ou talvez os habitantes da tundra siberiana, os primeiros a trazer para a Europa presas de narval, então procuradas quer pelo marfim quer pelo poder que lhes atribuíam de neutralizar venenos.


(continuar)