A LENDA DAS AMAZONAS
(ou porque o rio Amazonas se chamou assim)

Na Grécia antiga (muitos séculos antes doOrellana avista os índios (ilustração de "Na Crista da Onda") nascimento de Cristo) contavam-se histórias sobre grupos de mulheres que montavam a cavalo, manejavam o arco e a flecha com grande perícia e viviam sozinhas, nunca admitindo a presença dos homens nas suas terras.
A essas mulheres Vitória-Régiadava-se o nome de Amazonas e os aventureiros que ousavam embrenhar-se em regiões desconhecidas, só de pensar que podiam encontrá-las, tremiam de medo, pois era certo e sabido que não escapavam com vida!
No ano de 1540 o espanhol Francisco Orellana fez uma O Rio Amazonasviagem de exploração na América do Sul e percorreu aquele grande rio que atravessava a mais misteriosa das florestas. Ao avistar nas margens grupos de índios com ar aguerrido e cabelos longos, julgou ter encontrado o reino das Amazonas de que tanto ouvira falar. E o nome ficou  para o rio e para a floresta.

Índios à pesca no Rio Amazonas

 

(in ‘Na Crista da Onda’,- "Os Oceanos - Sonhos, Mitos e Realidades", (Revista bimestral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Janeiro de 1998)

                                                                                                                                                                       (voltar)