A BALEIA-COMUM
Da ordem dos Cetáceos e da família dos Balenopterídeos, a baleia-comum habita no Oceano e no mar aberto, com predominância no Atlântico Norte.Quando venho embalada lá de baixo, costumo aparecer assim...!
Medindo até 30 metros de comprimento e pesando cerca de 150 toneladas, é capaz de suportar pressões de até 2.000 metros de profundidade. Possui lâminas córneas no lugar dos dentes, que filtram grandes quantidades de água, e nas quais retém os pequenos crustáceos (krill) e peixes dos quais se alimenta.Isto aqui em baixo está muito sossegado, não acham? Nem sequer uns camarõezinhos...!
Possui uma gestação de um ano. Como não ocorre acasalamento durante os sete ou oito meses que dura a amamentação, os partos são bienais.
Com uma vasta área de distribuição que abrange todos os oceanos, a baleia-comum é uma das baleias mais rápidas, podendo atingir velocidades superiores a 32 km por hora durante curtos períodos.E também costumo ser bastante curiosa...!
Após um mergulho que pode atingir os 230 metros de profundidade, uma baleia-comum pode produzir um esguicho de vapor de água com cerca de 6 metros de altura, visível a grande distância.
É o maior mamífero marinho existente e o seu tempo de vida pode ir até aos 50 anos.

Clica aqui para ouvires a voz da Baleia

  (Aqui há mais informação sobre baleias e golfinhos)
(As Orcas moram aqui ao lado. Embora por aqui!)

Chego a medir 30 metros e a pesar 150.000 kg...!Ao respirar produzo um esguicho de vapor de água...!Preciso de vir respirar cá acima de vez em quando, pois não sou um peixe, mas um mamífero . Respiro por pulmões.Sou rápida, chego a atingir uma velocidade de 32 km/hora, o que dentro de água é muito bom!Olá, eu sou a Orca. Vejam-me na página seguinte!