(versão integral)


AS ESTAÇÕES DO ANO

Vou contar-vos um pouco da nossa família. Somos quatro irmãos muito especiais, que gostamos de viajar pelos cantos do mundo.
Eu chamo-me Primavera. Sou uma menina muito romântica  Adoro flores e gosto imenso de passear pelo verde dos prados! Sou muito apreciada, tenho muitos e grandes amigos! O meu lar é a natureza e gosto muito de receber quem vem de longe só para me ver! As aves, os animais da floresta e até os meninos gostam de estar comigo! 
Tenho três irmãos: o Verão, o Outono e o Inverno.
O meu irmão Verão gosta imenso de passear. É um pouco preguiçoso. Gosta de estender-se à beira-mar e de se entreter com o sol e o calor, os seus melhores amigos! Não gosta da azáfama do dia-a-dia. Prefere umas boas férias, com muita gente à sua volta! É bonacheirão e muito divertido.
O Outono é um pouco diferente. Tem uma personalidade mais pacata. Não gosta muito das minhas amigas árvores. De vez em quando é matreiro, porque diverte-se a arrancar as suas folhas e a pintá-las de castanho. Diz que a cor verde é para as meninas!!
O meu irmão mais velho é o Inverno. Gosta muito de estar com os seus amigos - o Frio e a Chuva - e adoram correr pelas ruas e montes e abanar e molhar tudo o que encontram. É muito temperamental; por vezes ouço-o do outro lado da terra a brigar com o trovão, por este não gostar que ele empurre as coitadas das nuvens uma contra as outras. As faíscas, incomodadas com a confusão, esvoaçam pelos céus à procura de um canto sossegado! Os meus amigos evitam-no, mas não podem passar sem ele. Os rios trazem-me sempre notícias dele e o mar anseia pela sua visita! 
Somos todos diferentes mas muito especiais. Ninguém pode viver sem nós!


Colori, colorado, está o conto acabado!

   

(História escrita por CARMEN CRUZ publicada no  "Terra do Nunca", Ano IV, nº 290 - 22SET2002)

VOLTAR